quinta-feira, 7 de julho de 2011

considerações finais

Considerações finais
            Ao término dessa disciplina e desse movimento de busca por conceitos sobre matemática e tecnologias, conseguimos ampliar nossos conhecimentos significativamente. Primeiramente suprindo nossas dúvidas temporárias, que eram como trazer a tecnologia para o contexto escolar no ensino da matemática. Definimos nosso ponto de pesquisa e seguimos caminhos que possibilitaram uma ampliação em nosso conhecimento.  
            Tivemos contato com a tecnologia e conhecemos alternativas de trazê-las para o contexto escolar através dos programas fornecidos pela professora. Buscamos na Web fontes que respondessem nossas duvidas em relação a matemática e ao conteúdo que estudaríamos, porém faltava ainda buscar formas de como usar tecnologias no ensino da matemática. Então fomos explorar os programas para “transgredirmos” aos nossos conhecimentos.
            Vieram os maiores e melhores e mais prazerosos desafios, a construção com ferramentas tecnológicas até então desconhecidas. A história em quadrinhos, o vídeo, o mapa conceitual, a exploração aos demais programas e sites, que nos dão suporte para o trabalho nas escolas, e a criação de um blog para postarmos nossas produções experimentais.
            Juntamente com isso, nossa busca por conteúdos relacionados ao tema foi uma importante fonte de aprendizagem. Conversamos com professores de escolas públicas, desde os anos iniciais até os finais do ensino fundamental, que nos ressaltaram a importância de trabalharem o com medidas de tempo, mostrando a relação com a realidade e usando diferentes recursos, da tecnologia ao quadro negro, do relógio a observações, proporcionando aos alunos uma construção significativa.
            Podemos dizer que temos “cartas na manga” quando se trata em como usar a tecnologia no ensino da matemática e, ou outras áreas específicas, pois o essencial, agora é a experimentação de diferentes recursos e não somente a exploração de um conteúdo específico em si. Com esse movimento, conhecemos recursos que certamente serão levados para os bancos escolares; temos opções potencializadoras de experiências aos alunos, o uso de recursos tecnológicos vêem à acrescentar e aprimorar nossas aulas, possibilitando novas formas de aprendizagens significativas. Tão necessárias em turmas heterogêneas que temos nas escolas, onde cada um busca e constrói sua aprendizagem de modo diferenciado.
            Proporcionando experiências com o uso de ferramentas tecnológicas, prenderíamos a atenção e despertaríamos o interesse dos alunos para o novo, mantendo-os dentro dos espaços escolares de educação formal, mostrando além dos conteúdos programáticos, novas formas de uso da tecnologia.

mapa conceitual final

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Sugestões de atividade sobre medidas de tempo









Estas sugestões de atividade foram retiradas de sites de domínio público, porém são pertinentes ao assunto abordado neste blog. Elas podem ser utilizadas como referência para outras tantas que auxiliam no processo de construção significativa do conhecimento dos alunos.



quinta-feira, 9 de junho de 2011

MEDIDAS DE TEMPO

Qual a duração dessa partida de futebol?

Qual o tempo dessa viagem?

Qual a duração desse curso?

Qual o melhor tempo obtido por esse corredor?

Todas essas perguntas serão respondidas tomando por base uma unidade padrão de medida de tempo.
A unidade de tempo escolhida como padrão no Sistema Internacional (SI) é o segundo.
Segundo
O Sol foi o primeiro relógio do homem: o intervalo de tempo natural decorrido entre as sucessivas
passagens do Sol sobre um dado meridiano dá origem ao dia solar.

Múltiplos e Submúltiplos do Segundo
Quadro de unidades
Múltiplos
minutos hora dia
min h d
60 s 60 min = 3.600 s 24 h = 1.440 min = 86.400s
São submúltiplos do segundo:
  •  décimo de segundo
  •  centésimo de segundo
  •  milésimo de segundo
Cuidado: Nunca escreva 2,40h como forma de representar 2 h 40 min. Pois o sistema de medidas de
tempo não é decimal.
Dia, hora, minutos e segundos

Um dia é um intervalo de tempo relativamente longo, neste período você pode dormir, se alimentar,estudar, se divertir e muitas outras coisas.
Muitas pessoas se divertem assistindo um bom filme, porém se os filmes tivessem a duração de um dia, eles não seriam uma diversão, mas sim uma tortura.
Se dividirmos em 24 partes iguais o intervalo de tempo relativo a um dia, cada uma destas frações de tempo corresponderá a exatamente uma hora, portanto concluímos que um dia equivale a 24 horas e que 1/24 do dia equivale a uma hora.
Uma ou duas horas é um bom tempo para se assistir um filme, mas para se tomar um banho é um tempo demasiadamente grande.
Se dividirmos em 60 partes iguais o intervalo de tempo correspondente a uma hora, cada uma destas 60 partes terá a duração exata de um minuto, o que nos leva a concluir que uma hora equivale a 60 minutos, assim como 1/60 da hora equivale a um minuto.
Dez ou quinze minutos é um tempo mais do que suficiente para tomarmos um bom banho, mas para atravessarmos a rua este tempo é um verdadeiro convite a um atropelamento.
Se dividirmos em 60 partes iguais o intervalo de tempo relativo a um minuto, cada uma destas partes terá a duração exata de um segundo, com isto concluímos que um minuto equivale a 60 segundos e que 1/60 do minuto equivale a um segundo.
Das explicações acima podemos chegar ao seguinte resumo:
Conversões entre Unidades de Medidas de Tempo
O texto acima foi escrito por pura formalidade, pois todo mundo está cansado de saber que um dia possui 24 horas e que um minuto possui 60 segundos, mas muitos se confundem quando querem passar de uma unidade para outra, não sabem se dividem ou se multiplicam. Vamos raciocinar um pouco em cima disto.
Como nós sabemos um dia é maior que uma hora, que é maior que um minuto, que é maior que um segundo. Para realizarmos a conversão de uma unidade de tempo maior para uma unidade de tempo menor, devemos realizar uma multiplicação.
Obviamente para transformarmos de uma unidade menor para uma unidade maior, devemos realizar
a operação inversa, ou seja, devemos realizar uma divisão.
Se você preferir apenas multiplicar, também pode seguir as instruções da tabela abaixo:

Tabela para Conversão entre Unidades de Medidas de Tempo

Converta 25 minutos em segundos
A unidade de tempo minuto é maior que a unidade segundo, já que 1 minuto contém 60 segundos,portanto, de acordo com o explicado acima, devemos realizar uma multiplicação, mas devemos multiplicar por quanto?
Ora, devemos multiplicar por 60, pois cada minuto equivale a 60 segundos:

Visto que:
1min= 60 s

Então:
25 . 60 = 1500
25 min é igual a 1500 s

Quantos segundos há em um dia?

Nos exemplos anteriores nos referimos a unidades vizinhas, convertemos de minutos para segundos e vice-versa. Neste exemplo precisamos converter de dias para segundos, que não são unidades vizinhas.
Como a unidade de tempo dia é maior que a unidade segundo, iremos solucionar o problema recorrendo a uma série de multiplicações.
Pela tabela de conversão acima para convertermos de dias para horas devemos multiplicar por 24, para convertermos de horas para minutos devemos multiplicar por 60 e finalmente para convertermos de minutos para segundos também devemos multiplicar por 60. Temos então o seguinte cálculo:
1 . 24 . 60 . 60 = 86400

Em um dia há 86400 segundos
10080 minutos são quantos dias?
Semelhante ao exemplo anterior, só que neste caso precisamos converter de uma unidade menor para uma unidade maior. Como as unidades não são vizinhas, vamos então precisar de uma série de divisões.
De minutos para horas precisamos dividir por 60 e de horas para dias temos que dividir por 24. 
O cálculo será então:
10080 : 60 : 24 = 7
10080 minutos são 7 dias
Frações de segundo
Em algumas situações mesmo o segundo é uma unidade de tempo muito grande. É comum em alguns esportes trabalharmos com décimos, centésimos e até mesmo milésimos de segundo.
Um décimo de segundo pode ser expresso por 0,1 s ou ainda 1/10 s.
Expressamos um centésimo de segundo por 0,01 s ou ainda 1/100 s.
Um milésimo de segundo pode ser expresso por 0,001 s ou ainda 1/1000 s.
Para convertermos de segundos para décimos, centésimos ou milésimos de segundos, dividimos ovalor por 10, 100 ou 1000 respectivamente. No cálculo inverso realizamos a multiplicação por estes valores.
Semana, Quinzena, Mês, Ano e Década

Além das unidades estudas acima, podemos também relacionar algumas outras:
Unidade Equivale a
Semana 7 dias
Quinzena 15 dias
Mês 30 dias *
Bimestre 2 meses
Trimestre 3 meses
Quadrimestre 4 meses
Semestre 6 meses
Ano 12 meses
Década 10 anos
Segundo o calendário um mês pode ter 28, 29, 30 ou 31 dias dependendo do mês em si e de ser o ano bissexto ou não.